I love my followers!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Que Comemoramos no Dia 12 de Outubro?

Aniversário do Cristo Redentor
 

 O Cristo Redentor, uma das 7 maravilhas do mundo moderno, conhecido mundialmente e orgulho dos cariocas, completará 80 anos no próximo dia 12.
 Para comemorar a data, haverá diversas festevidades, como o Show da Paz, que acontecerá na Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace.   
*   *   *

Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil 


Em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, se encheram de peixes. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe Pedroso e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Com a intervenção do vigário da paróquia, construiu-se uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.
Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha.
A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946 e sua inauguração aconteceu em 1967.
A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis.
Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual. E já que a fé, assim como a internet, não conhece fronteiras, eu já acendi a minha, por um mais paz e igualdade no mundo. Acenda a sua e que Nossa Senhora Aparecida nos ouça e ilumine o mundo, que está precisando tanto de cuidados.
*  *  *

Dia Nacional da Leitura  


Comemoramos, em 12 de outubro, o Dia Nacional da Leitura. A data foi instituída pela lei nº 11.899, de janeiro de 2009. A iniciativa do Governo Federal tem por objetivo ressaltar a importância da leitura e criação literária como processo de formação e inclusão sociocultural.
Juntamente com o dia, é comemorada a Semana Nacional da Leitura e da Literatura. As celebrações buscam, principalmente, alcançar os jovens e as crianças, uma vez que, na data escolhida, é festejado o Dia das Crianças.
*  *  *   

Dia das Crianças  





O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920, mas só passou a ser celebrada em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas.
A partir daí, o dia 12 de outubro passou ser a 2ª data mais importante para o comércio.

Curiosidades: 
  • A ONU comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.
  • No Japão, o dia é comemorado em 3 de maio para as meninas e 5 de maio para os meninos.
  • Na Nova Zelândia, a comemoração é em 1º de março, e é um dia para se passar com a família.
  • Em Moçambique a celebração é no dia 1º de junho. Esta data foi estabelecida para assinalar o dia em que milhares de crianças foram cruelmente assassinadas pelas forças nazistas em 1943.
*Fonte: Internet

8 comentários:

  1. Feliz dia das crianças, Xuxuzinha!
    Mtos docinhos pra vc.

    Beijos e beijos

    Rê Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Quantas comemorações.Diversas , lindas e abençoadas!beijos, bom feriadinho!!!chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Não sabia do Cristo, legal isso! Será uma quarta festiva para os cariocas. Muito interessante as curiosidades, do Japão e da ONU eu sabia, mas me surpreendi com a de Moçambique. E vida o dia da Leitura.
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu só sabia do dia das crinaças e de Nossa Senhora, adorei o post.
    E o que é esta foto da criança? Que fofaaaa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, já estou conectada. Adorei a postagem. Não sabia do aniversário do cristo. Bom feriado. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Quanta comemoração importante neste dia!!!
    Viva 12 de outubro!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post, bem interessante. Eu nao sabia de algumas dessas informaçoes.

    bjiimm e ótima noite

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

    http://muslimahfashionn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. O Show da Paz aconteceu no Aterro do Flamengo, e não em Copacabana!

    ResponderExcluir