I love my followers!

domingo, 23 de outubro de 2011

História do Patchwork

Texto e imagens retiradas da internet

 O patchwork e quilt é um trabalho manual muito antigo. Desde a época do Egípicios antigos já vemos faraós usando roupas de patchwork e quilt desenhados nas paredes da pirâmides. 
Na Europa, durante a idade média, roupas de quilts eram feitas de sobras de tecidos para serem usadas como proteção embaixo das armaduras de ferro. Naquela época também eram feitas colchas para aquecimento.  
Os peregrinos, colonizadores dos Estados Unidos, que fugiam da Inglaterra devido a perseguição religiosa, levaram este artesanato para o Novo Mundo. Este colonizadores eram muito rígidos e as mulheres eram incentivadas a fazer trabalhos manuais para que o “demônio” não tivesse espaço em suas mentes. Estas mulheres só tinham permissão para ir a igreja ou para ir às reuniões de quilteiras (quilting bees).Nestas reuniões elas faziam colchas, roupas e cortinas de retalhos de sobras de roupas ou mesmo de roupas velhas, porque não tinham dinheiro nem onde comprar tecidos. Em vez de costurar os retalhos de qualquer jeito as quilteiras pioneiras planejavam e costuravam formando padrões muito artísticos dando vasão às suas ambições, desejos, sentimentos e até mesmo suas posições políticas já que não tinham direito a voto. Naquela época todas as mulheres deveriam fazer 12 quilts antes de se casar (um quilt para cada mês do ano) e só então estariam prontas para casar.Com a invenção da máquina de costura caseira em 1846, o patchwork e quilt passou a ser feito tanto à máquina quanto à mão.  
Na década de 70 houve um ressurgimento do patchwork e quilt, quando foram desenvolvidos diversos acessórios e instrumentos, como réguas e cortadores especiais, que, aliados ao uso da máquina de costura deram mais velocidade ao patchwork e quilt permitindo adaptar este trabalho manual ao ritmo de vida corrido do século 20 e 21. A indústria têxtil também passou a desenvolver estampas e cores especiais para o patchwork e quilt. Por isso hoje em dia o patchwork e quilt é considerado mais que um artesanato, é considerado também uma arte.Existem hoje, nos Estados Unidos, museus e galerias de arte especializadas no Patchwork e Quilt.  
Durante o Brasil colonial e imperial o patchwork e quilt ficou limitado aos escravos que usavam os retalhos das sobras das roupas de seus senhores assim como roupas velhas para fazer cobertas e roupas. Somente durante a república e com a imigração de italianos, alemães e ingleses e americanos, o patchwork e quilt passou a ser mais difundido por aqui.   

















 
Eu amo, acho lindo e admiro quem faz essas verdadeiras obras de arte! Bjoks


13 comentários:

  1. Olá, bom dia!!

    Linda postagem...realmente, sao trabalhos belíssimos!!Adorei...

    Tenha uma Boa Semana!!

    Beijos,

    Reggina Moon Poesias

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo seu carinho.
    Apareça sempre!

    Um beijo da Nita.
    De boa tarde.

    ResponderExcluir
  3. Lindo mesmo. Também tenho paixão. Minha sogra fez a vida toda, por necessidade mesmo, ela faz trabalhos lindos, aproveita cada retalhinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Também acho lindo. Estou doida para comprar uma colcha assim.

    Beijo e ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Bom gosto+criatividade = beleza!
    Gostaria muito de ter jeito pra costura, faria muitos para presentear os filhos e as amigas, mas tenho duas mãos esquerdas pra pintura...
    Estão lindos todos os trabalhos.
    Bom começar a semana assim: é o terceiro blog que me inspira com tanta cor!
    Bom dia, boa semana, um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Uiii, tudo lindo, mas aquele vestidao ta maravilhoso, sera que eu usaria, mas gostei muito.
    Bjs....

    ResponderExcluir
  7. bom dia flor.
    querida procurei seus seguidores e não achei.
    queria te seguir tb. não sabia disso não,como se diz aqui,a necessidade faz as pessoas desenvolverem melhor a criatividade,
    porque se a gente vai procurar explicação para tantas invenções , vê que foi a necessidade que fez surgir a ideia a alguém.
    baci

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,tudo bem?
    Desculpe estar um tanto sumidinha,mas ando num lerêlerê danado,que minha secretária está de férias,já faz quase um mês e aí já viu né?!
    Mas semana que vem ela volta e aí graças a Deus,tudo vai voltar ao normal!rsrsrsrsrs
    Queria te agradecer pelo seu carinho,ao deixar o parabéns pro niver do meu filhote,você é uma fofa!
    Agora,essa postagem sobre patchwork,eu adorei,amei conhecer a história,que por incrivel que pareça,não conhecia,ainda mais com todos esses detalhes e as fotos também estão lindas!
    bjs e ótima semana pra você
    Patricia Petro

    ResponderExcluir
  9. Amo informação, sempre que venho aqui um aprendizado, essa técnica é maravilhosa e como dá para variar!Bj ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Nossa!! Que aula multidisciplinar!... muito bom!... e as fotos que ilustram o texto são show!... bjsss, bom final de semana!...

    ResponderExcluir