I love my followers!

domingo, 14 de outubro de 2012

Feliz Dia, Mestre!!!


EDUCAR, por Rubem Alves

“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu”. O educador diz: “Olha!” - e, ao falar, aponta. A criança olha na direcção apontada e vê o que nunca viu. O seu mundo expande... Ela fica mais rica interiormente...
E, ficando mais rica interiormente, ela pode sentir mais alegria e dar mais alegria, que é a razão pela qual vivemos”

“Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação... mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar, ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles.” 

“A primeira tarefa da Educação é ensinar a ver...
É através dos olhos que as crianças tomam contacto com a beleza e o fascínio do mundo...
Os olhos têm de ser educados para que a nossa alegria aumente.” 

“A educação divide-se em duas partes: A educação das habilidades e a educação das sensibilidades...
Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.” 

 “Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos... E esqueci! Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore...
...ou para o curioso das simetrias das folhas.
 Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras, do que com a realidade para a qual elas apontam.”

 *    *    *    *    *
No livro "Conversas Com Quem Gosta de Ensinar",  Rubem Alves enfatiza: “professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação. E toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança.” Professor, segundo o autor, são como eucaliptos plantados por um motivo, enfileirado, descartável e com uma finalidade meramente comercial, econômica, trata-se de um funcionário de uma instituição submetido ao ritmo do sistema e ao tempo das máquinas. Educador por outro lado são como jequitibás, belos e raros; definidos pela suas paixões, sonhos e esperanças. O mundo mudou: jequitibás foram ao chão e em seu lugar foram plantados eucaliptos. Educadores deixaram de existir, em seu lugar professores.   
Embora conheça vários professores, somente esse ano encontrei um verdadeiro educador: inteligente, observador, atencioso, totalmente apaixonado pelo que faz e dedicado com os alunos. Meu professor de Estatística, Nelson Lage, me inspira a cada aula e a cada palavra. E é para meu querido mestre Nelson que dedico esse post.

Feliz dia, mestre!!!






9 comentários:

  1. Que lindo post,parabéns aos professores,boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post e fiquei pensando no que diz... alguns são mais que professores, são educadores e é diferente!
    Acho que quando estudei 30 anos atrás...havia mais respeito entre todos, pais, alunos e professores...
    Adorei o post!
    Beijos e te desejo uma linda semana, boas energias e sabedoria na vida!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  3. Bom dia minha querida. Uma homenagem maravilhosa. Obrigada! Bom dia Educadora! “Mestre, não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo. Mestre é você que compreende, que estimula, que enriquece com tua presença, teu saber e tua ternura”. Parabéns professor! Hoje é seu dia! ”. Tem homenagem pra você neste link http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2012/10/parabens-professor-voce-mestre-com.html. Beijo meu
    Gracita

    ResponderExcluir
  4. Amei a Postagem!

    Beijos Minha Querida e uma Linda semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  5. Belíssima homenagem para os professores.
    Obrigada pela carinhosa partilha,
    Abraços e uma semana abençoada pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Lindo post !!!

    e muito sério, pois hoje temos muitos professores e poucos educadores ... daí nossa carência de seres humanos completos !!!!

    Bjus 1000 querida !!!

    ResponderExcluir
  7. Finalmente te achei novamente. Havia perdido toda lista de contatos e estou tendo o maior trabalhão pra recuperar, um a um, assim que aparecem no blog. Tu demoraste e fui procurar.Deu!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  8. Minha querida peço desculpas mas acho que sem querer deletei seu e-mail com a foto que havia enviado, já revirei meu e-mail e a lixeira mas sumiu, me desculpe e peço que me envie novamente desculpe pelo transtorno e pelo meu erro.

    ResponderExcluir